04/07/2023

Feliz Aniversário de DEZ ANOS!

 


Nosso amor vai fundo como um Chevrolet

Se há uma coisa que você só tem dimensão conforme vai colecionando aniversários é a ideia de como o tempo muda as coisas. Quando eu comecei esse blog, eu era apenas um garoto de 13 anos que pela primeira vez experimentava um senso de comunidade e amizade. Eu tinha acabado de mudar de escola, era o último ano de ensino fundamental e as coisas tinham um ar de mudança iminente, inevitável e excitante. Já se passaram dez anos.

O Reino das Fanfics nasceu de uma série de fatores. Acho que o primeiro e mais pessoal deles foi o estímulo de um professor de português que se chama Itamar. Um certo dia ele passou uma tarefa que consistia em escrever uma "redação" - e sim, essa palavra era usada no sentido mais vago possível, mas com a clareza e conhecimento que eu tenho hoje em dia, tenho certeza que ele esperava um texto argumentativo ou expositivo. O fato é que minha produção foi um texto narrativo sobre um dia que eu pensei ter visto um fantasma na minha antiga escola.

Itamar realmente gostou do que eu tinha escrito. Entre centenas de alunos, eu e outra menina fomos escolhidos para representar a escola num concurso dos Correios que até hoje eu não tenho clareza do que era. Eu nunca recebi resposta alguma a respeito disso - ou soube o que tinha acontecido no concurso a nível nacional. Mas o que seguiu nos próximos meses foi de fato transformador. Aquele professor foi a primeira pessoa que acreditou no meu potencial enquanto "artista de palavras" (como eu gosto de chamar) e que se importou em tentar refinar uma qualidade minha pelo restante daquele ano letivo. Eu voltei a casualmente reencontrá-lo na rua um par de vezes desde então, mas infelizmente perdi o contato dele e não consegui achá-lo no Facebook.

O segundo fator que resultou neste blog foi um caderno da Coca-Cola cuja capa era uma ilustração de uma mulher que parecia bastante a Rihanna. Foram naquelas folhas que eu registrei manuscritos das minhas primeiras tentativas de narrações longas, além de todo tipo de pensamentos, letras de músicas que eu ouvia, assinaturas de amigos, bilhetes trocados em sala de aula e muitas referencias aos meus ídolos da época.

Estudar numa escola pública significou pra mim uma expansão em muitos sentidos. Se antes, numa escola particular, eu não tinha amigos e ouvia constantemente coisas muito negativas de outras crianças, agora eu tinha encontrado pessoas de histórias e vidas diferentes, mas que compartilhavam um amor pelas mesmas coisas que eu. Esse foi o nascimento dos "Glitters", um grupinho tão legal que tinha inclusive um lugar exclusivo para reunir-se numa sala que nunca estava em uso. Éramos todos grandes fãs de Demi Lovato, One Direction, Justin Bieber, tantos outros artistas que inclusive dedicávamos FC's no Twitter pra toda essa gente.

Através desse grupinho eu descobri o que eram fanfics e aquele caderno passou a registrar as outras ideias que eu tinha. Sei que pelo menos entre os membros que escreviam, todos tinham um caderno em que registravam as estórias que escreviam. Até que um belo dia eu decidi criar esse blog para publicar aqueles textos e assim nasceu a coisa mais importante e relevante que eu já fiz nessa plataforma.

O primeiro design era simplesmente horrível, pois na mesma época eu descobri uma outra paixão que tenho até hoje: design. O visual era exatamente esse: o tema viagem do Blogger, o fundo era uma arte digital de um céu azul com nuvens e a header era uma montagem muito grotesca que muito provavelmente fiz no PhotoScape. Graças ao incrível fato que o Blogger salva todas as mídias que você carrega nas postagens ou usa no layout nativo, essas coisas ficaram preservadas no arquivo.



A minha primeira história publicada também teve rascunho no caderno da Coca-Cola, se chamava Nightingale, era inspirada numa música homônima da Demi Lovato e estrelava a própria e os Jonas Brothers - felizmente eu não apaguei dos arquivos (ou conclui a história). A escrita, o enredo, tudo era tão ruim que eu sinceramente não lembro do que se tratava e nunca fiz um esforço de revisitar essa fanfic nessa última década. Possivelmente a pior parte é o fato que eu assinava como Demetrio Lovato...

Conforme o tempo passou, eu passei a levar esse site mais a sério, ainda que meus antigos amigos não estivessem mais comigo nesse projeto - até porque já nem estudávamos mais juntos e se manter conectado online parecia estranhamente mais difícil naquela época. Contudo, algo que me dá muito orgulho é o fato que uma comunidade se formou pela internet com gente de todas as partes do Brasil. O RDF teve outras escritoras de outros lugares que contribuíram com o blog. Inclusive eu cheguei a fazer um app através de um site que existia e permitia fazer um aplicativo funcional em alguns passos. Todos os portais usavam essa ferramenta que se chamava app.vc.

No auge da plataforma, esse lugar recebia milhares de visitas diárias e alguns comentários muito engraçados. Eu me sinto muito orgulhoso desse site e preservo até hoje por todo carinho e amor que coloquei aqui - além de um registro da minha evolução como artista, escritor e pessoa. Eu sei que já abri, fechei e excluí inúmeros blogs nessa plataforma, mas estejam tranquilos! Esse aqui só sai do ar no dia que o mundo acabar.

Eu agradeço a todes aquelus que estiveram na equipe em algum momento. Desculpa não mencionar vocês diretamente, mas é que eu apenas lembro dos nomes que vocês assinavam nos marcadores. Se alguém ainda lembra desse site, entrou aqui e está lendo essa postagem, peço que comentem. Também agradeço aos meus bons amigos de escola, ambas as Jéssicas, o Biel, a Dani e a todos os Glitters.

Quanto a esse que vos escreve, João Rodrigo (ou Destiny, como eu costumava assinar aqui), fico feliz em informá-los que sou oficialmente alguém formado em Letras, mas não tenho mais nenhum Blog (sem nada que impeça que eu tenha outro futuramente). Ainda sou artista nas horas vagas e vocês podem acompanhar minhas criações no @artesdorodrigo ou ainda meu TikTok, onde eu falo sobre música e minha coleção de discos.

Eu te agradeço se você dedicou tempo para ler até aqui. Não sei como você chegou até este site e nem se era alguém que nos acompanhou àquela época. Independente, peço que comente nessa postagem. Esse pedido tem dez vezes mais peso se você tiver feito parte da blogosphera naquela época de ouro. Adoraria saber como tem sido a vida desde então.

Feliz aniversário e muito obrigado!

Com todo amor e carinho.
- João Destiny, aka, Demetrio Lovato.


PS: 4 de julho de 2013 é a data de publicação da primeira postagem e, de acordo com o próprio Blogger, ela aconteceu às 16:02. Então esta postagem foi ao ar no momento exato que esse blogspot completou 10 anos. Não é incrível que também seja Independence Day nos Estados Unidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário